Mitos e realidades sobre o Fígado Gordo Não-Alcoólico

Podemos tomar estatinas (os comprimidos para o colesterol) se tivermos Fígado Gordo e/ou alterações das análises do fígado?

VERDADEIRO

Um dos mitos mais frequentes (mesmo dentro da comunidade médica) é que pessoas com alterações das análises do fígado não podem tomar estatinas. Mas a realidade é que estes medicamentos são globalmente muito seguros, não tratando FGNA mas sendo muito importantes no controlo do colesterol, podendo ser tomados se necessário.

Podemos beber álcool com se tivermos FGNA?

VERDADEIRO

O álcool é um agressor direto do fígado em qualquer circunstância e agrava outras doenças hepáticas.

Contudo, em pessoas sem sinais de Esteatohepatite ou lesões hepáticas mais avançadas um consumo ligeiro/moderado de álcool parece não ter influência nos resultados a longo prazo.

O Fígado Gordo é tão frequente que não é preciso preocupar-me com isso?

FALSO

Como falámos noutro artigo, o FGNA pode ser muito grave, aumentando a mortalidade, a probabilidade de doenças cardiovasculares e de cirrose hepática/hepatocarcinoma.

O Fígado Gordo Não-Alcoólico é irreversível?

FALSO

Mesmo fases avançadas da doença com inflamação e fibrose podem ser melhoradas e parcialmente regredidas com a instituição de um plano de tratamento adequado.

Os tratamentos de venda livre de desintoxicação hepática são uma boa forma de melhorar o FGNA e a saúde hepática?

FALSO

Nenhum tratamento de “depuração” ou de “desintoxicação” hepática tem na realidade esse efeito.

O corpo humano é uma máquina extraordinariamente complexa, rica em mecanismos de compensação/homeostase e não há nenhum produto disponível comercialmente que tenha provado em qualquer estudo efectuado até à data que tenha capacidade para melhorar qualquer parâmetro de qualquer doença hepática.

Aliás esse tipo de suplementos deve ser utilizado com muito cuidado pois eles próprios podem provocar sobrecarga num fígado já de si com alguma patologia, não sendo incomuns os casos de insuficiência hepática aguda provocada por estes suplementos.